por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

domingo, 9 de agosto de 2015

Reconstrução da Chimarra

Moradores de Ilhéus do Prata se reúnem e fazem mutirão para construir a nova Chimarra. Este nome, representa para o povo de Ilhéus, alegria, festa, dança, cultura e lazer. Por muito tempo funcionou na rua de cima, um espaço onde a comunidade realizava seus eventos de cunho social e cultural. A construção da época, era um tipo de quiosque e um pouco de caramanchão, coberto de sapé sobre ripas e sustentado por madeiras, com os vãos livres nas laterais. Um piso liso de vermelhão cobrindo aproximadamente uns 50 metros quadrados. Ali acontecia as horas dançantes, os carnavais, as festas juninas e eventos de interesses comunitários. Foi um espaço muito utilizado nos anos sessenta e setenta e certamente marcou grandes momentos na vida de muitos jovens que ali iniciaram seus sonhos e encantos.

A nova construção, está sendo edificado em um espaço público, onde funcionou a primeira escola. Trata-se de uma iniciativa da comunidade, que através de contribuições espontâneas, doações de materiais de construções, trabalhos voluntários e ajuda de natureza diversas, iniciaram com muita disposição e alegria a nova Chimarra.

As contribuições podem serem feitas diretamente para “Elias” ou “Ninico”, que estão coordenando as atividades. Esta semana será lançado a rifa de uma bela bezerra para angariar recursos em prol desta construção.

Saudações! 
Serginho Rocha

Ninico, liderança em Ilhéus
mobilização dos moradores
inicio da fundação
doações de materiais de construção

Um comentário:

  1. Povo animado este de Ilhéus, viu, quanta disposição e trabalho.
    Abraço, Serginho.

    ResponderExcluir