por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

domingo, 16 de agosto de 2015

Telefonia Celular em Ilheus

A torre de 70 metros de altura - corpo estranho na paisagem de Ilhéus
Ilhéus do Prata integra os 692 distritos de Minas Gerais, que estão sendo beneficiado pelo “Programa Minas Comunica ll”. Consiste em universalizar o acesso aos serviços de telecomunicação do Estado e encontra-se em sua segunda fase de execução. O programa não atinge as comunidades não rurais e não elevados à categoria de distrito. O sinal de telefonia celular vai chegar aos locais que não possuem o serviço, beneficiando milhares de pessoas e ampliando significativamente a cobertura deste serviço, interligando as regiões no interior de Minas.

O termo de compromisso foi assinado com a Vivo/Telefônica, empresa vencedora do chamamento público, que vai oferecer tecnologia mínima 3G (padrão UMTS), com instalações das torres modelo ERB, mais potentes e maiores. A coordenação é feita pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), com apoio da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF).
A seleção dos distritos contemplados com o programa foi baseada no Censo IBGE 2010, nas informações do Instituto de Geoinformação e Tecnologia – IGTEC - e na cobertura das operadoras que atuam em Minas Gerais, que apontou as localidades que ainda não contavam com o serviço de telefonia celular. Em São Domingos do Prata, foram incluídos cinco distritos.
Chegadas das cantoneiras galvanizadas para compor a torre
Assim como a chegada da luz elétrica e da televisão mudaram os hábitos desta pequena localidade, certamente não será diferente com acesso à internet e telefonia celular. Esta poderosa ferramenta, poderá sim, contribuir para promover o desenvolvimento econômico e social, mas, certamente afetará a cultura local de um povo unido, receptivo e integrado ao ambiente intimamente interiorana e própria. Que esta tecnologia venha para não mudar o que somos, mas, para agregar valor no que poderemos ser e conquistar.
Saudações,
Serginho Rocha

Fonte: Secretaria de Estado de Planejamento de Gestão - MG

Um comentário:

  1. Oi Serginho
    Sempre temos os dois lados da moeda, o bom e o ruim, desejo que Ilheus não seja atrapalhada por esta nova tecnologia, que às vezes pode mudar a vida de uma comunidade.
    Abraço, primo.

    ResponderExcluir