
Construir um blog é sem dúvida, uma
forma fácil e organizada de comunicar. Através desta ferramental virtual é possível
expor ideias, sentimentos, divulgar fotos, evidenciar fatos, entre outras
infinidades de comunicação. É também um exercício prazeroso, principalmente,
quando se refere a temas interessantes e envolventes, que promove discussões
saudáveis e conclusões coerentes.
Este
blog tem o objetivo de resgatar um pouco da história de Ilhéus do Prata. Aos
poucos vamos redescobrir e dar visibilidade aos valores vivos desta terra e seu
povo com mais de 100 anos de existência. Aqui poderemos interagir, sugerir e
participar de forma construtiva, para reafirmar nosso compromisso com o futuro
e com nossa história.
Não
podemos esquecer a oportunidade de abordarmos assuntos polêmicos, como a conscientização
ambiental e também, identificarmos melhorias necessárias na região para
promover continuamente a qualidade de vida das pessoas que ali, constrói suas
famílias e contribui, modestamente, para o crescimento do município.
Até breve!!
Serginho Rocha
P.S.: foto de 1987 - arquivo pessoal
Oi Serginho
ResponderExcluirQuantos habitantes tem Ilhéus do Prata? Qual a distância até São D. do Prata? Existem escolas?
Posto de saúde, ônibus? Qual é o meio de subsistência dos moradores?
Desculpe tantas perguntas, mais realmente eu me interesso muito pelo modo de vida das pessoas, mesmo sem ter nenhuma ligação afetiva com elas ou com o local.
Abraços!
Maria Célia
Não sei precisar o nº de habitantes em todo distrito. Vou pesquisar e divulgar prá frente. Atualmente no distrito são dois grupos escolares; tem linha regular de ônibus; Posto de Saúde e a Vila de Ilhéus está a uma distancia de aproximadamente 38 km de São Domingos do Prata. A economia é produção de leite e agricultura.
ResponderExcluirAts.
Serginho
cara minha vó mora em ilheus do prata!!!!!!!!ja fui la e respondendo as perguntas da maria celia: 2:a distancia e de 22quilometros 3:sim existem escolas 4:ha posto de saude e onibus. 5:trabalham em sitios cuidando de animais e plantaçao (raramente alguem trabalha fora)pois a cidade e muito isolada.a cidade e ideal para quem quer tirar ferias de cidade e alem de ser muito calma ha la um ribeirao onde onde os moradores costumam pescar tilapias e bagres pequenos.visitem ilheus do prata!!!conheçam o campo!
ResponderExcluirVitor, eu já conheço Ilhéus do Prata, estive lá ano passado. Pra quem gosta de sossego lá é o local indicado. Obrigada pelas respostas.
ResponderExcluirAmo Ilhéus e para quem gosta de cavalgadas la é o lugar, mta gente bonita e o pessoal é bem hospitaleiro.Vale a pena conferir, uma delícia d elugar....
ResponderExcluirNossa Serginho amei este blog, é uma ótima oportunidde de matar a saudade de um lugar q tanto amo.Parabéns pela iniciativa e mto obrigada por resgatar uma historia tão boa de se ouvir...Abraços
ResponderExcluirShow de bola Serginho, parabéns pela iniciativa, abços...
ResponderExcluirObrigado Márcia e Dinho. Fico feliz que gostaram. Aos poucos vamos condensar muitas informações/fotos interessantes. Conto com ajuda de vocês na divulgação e sugestões.
ResponderExcluirAbraços!!!
Serginho
Ola, em breve teremos novidades para postar no blog, esta se aproximando a cavalgada de ilheus, momento de descontração e de reencontros, ate la.Bjos...
ResponderExcluirOlá Serginho! Que trabalho bom vc está realizando, fazendo matar a saudade da nossa terra tão querida que é Ilhéus do prata, as vezes tenho vontade de voltar a ser criança, que saudades...quantas coisas boas para se lembrar, tia Dalíla, Tia Nenem, Jáci, Dona Zita, Vó Gininha, Tio Quiquito, tio Dudu, Sr Raimundo Ducarmo, Sr Raimundo Cotta, belos tempos, belos dias...!
ResponderExcluirTenho grandes lembranças desse lugar e arredores. Sou filha de Nelito e Da paz. Alguém sitado aí É parente de Antônio da luz. Esses nomes não me são estranhos
ExcluirÉ verdade, sinto saudades de tia Dalila, tia Nenem, tia Dorinha,Celso sempre dando notícias a todos, mas sempre que posso vou até lá ver vô Lotinha.Beijim
ResponderExcluirOlá amigos e primos!!!
ResponderExcluirQuem tiver notícias/fotos da cavalgada que aconteceu no dia 05/07/09, e queiram divulgar no blog,gentileza enviar-me.
Infelizmente, não pude ir!!!
E_mail: sergioromerocr2@yahoo.com.br
Abraços!
OLA SERGIO SOU DE CONTAGEM MG MOSTROU VARIAA FOTOS DA CIDADES MAS NAO MOSTROU AS FOOTOS DA CAVALGADA,GOSTARIA MUITO DE CONHECER E SE POSSIVEL IM DIA PARTICIPAR DE UMA,GOSTARIA DE LOCALIZAR U AMIGO PODE ME AJUDAR?AGRADEÇO DESDE JA,E PARABENS PELO SEU TRABALHO,ABRAÇOS ISABELA POR FAVOR ENTRE EM CONTATO COMIGO (031)9743-3726
ResponderExcluirOI SERGIO ME DESCULPE ACABEI DE LER QUE NAO PODE IR A CAVALGADA.O NOME DA PESSOA E ROBSON,IRMAO DE TANIA,BETINHO,CELIA...O NOME SEUS PAIS SAO SR JUCA E A MAE E MAIS OU MENOS ASSIM LIBEULIA.UM ABRAÇO ISABELA
ResponderExcluiroi serginho, fotos da cavalgada de 2009 vc pode entrar no nosso blog de ilhéus do prata e pegar à vontade:
ResponderExcluirSerginho venho por meio deste fazer um comunicado ao Anônimo, conheço e sou amiga do Robson o qual ele procura, caso queira os contatos dele me envie um email que passo algumas informções.marciaparecidafer@yahoo.com.br
ResponderExcluirParabéns pelo blog , Ilheus é sinônimo de gente boa e de vida saudavél. Ver essas fotos me traz otímas recordações. Eu sempre que posso marco presença nesse paraiso chamado Ilheus do prata e mato saudade de meus pais e tios que residem lá.
ResponderExcluirGostei do Blog, apesar de morar na Europa sempre me lembro das origens, minha avó da familia Araujo e meu avô da familia Frade sao dessa regiao, visitei Ilheus uma vez mas quero voltar algum dia com minha filha. E quem sabe encontrar parentes que nao conheço.
ResponderExcluirKlaudia Frade
Olá klaudia Frade, veja meu post, podemos ser parentes kkk
ExcluirOlá Sérgio, Meu nome é Filipe Campos, sou advogado em BH, não me conhece, mas a pouco tempo comecei a pesquisar a respeito dos familiares da minha mãe, descobri que todos vieram de Ilhéus do Prata. O mais distante que localizei foi José Caetano Frade que nasceu em 1852, casou-se com Maria dos Anjos de Jesus que nasceu em 1856 --> tiveram o filho Ernesto Caetano Frade que nasceu em 1878, por sua vez casou-se com Rita Maria de Jesus nascida em 1883, filha de Joaquim da Silva Correa (1858) e Anna Izabel da Silva (1864). Do casamento de Ernesto e Rita, 5 filhos nasceram dentre eles Maria dos Anjos de Jesus 1913-1946, por sua vez causou-se com Jose Theodoro Andrade (1910), dentre os filhos tiveram minha vó Maria da Penha de Jesus, após casou-se com Jose Raimundo Bento e passou a se chamar Maria da Penha Bento e tiveram dentre os filhos minha mãe Zélia Maria Bento, que após se casar chama-se Zélia Maria Campos. Tirando minha mãe todos são nascidos de Ilhéus do Prata pelo que consta o site de busca Family Search, muito bom compartilhar isto com você. Seu blog é muito rico de informações, parabéns! Ainda busco informações sobre imigração dos meus antepassados, desde criança ouvi histórias que seriam descendentes de alemães e italianos. Por acaso saberia me informar como consigo estas informações? obrigado e até mais.
Filipe Campos 31 8434-6842 filipepereiracampos@hotmail.com
Dr. Sérgio,
ResponderExcluirProcurei Ilhéus do Prata pelo Google Earth.
No local aparece apenas um morro sem nenhuma casa e mais nada.
Cadê a Rua do Pindurico, a casa do Querosene e a do Dico Manda Brasa?
Isso é conspiração de americano contra o povo de lá?
Tão de sacanagem...
Jones
Caro Jones, o que tem de bom lá, não é possível ser extraído pelo Google Earth.
ResponderExcluirSerginho
Serginho,
ResponderExcluirNão conta prá ninguém!
Eu tô procurando as fazendas de Ilhéus do Prata pelo Google Earth apenas para localizar, sem errar, onde moram as bonitas filhas solteiras dos fazendeiros do lugar.
Jones
Olá Jones! Você ta no caminho errado. Se for à cavalgada, evento que acontece todos os anos, encontrará muita moça bonita. A próxima será julho de 2011.
ResponderExcluirSaudações!
Serginho
Serginho,
ResponderExcluirPostei alguns comentários para mostrar a minha admiração pelo belo lugar focado no seu blog e, apesar de reconhecer que é a energia de saudáveis controvérsias que enriquecem qualquer discussão e gera conhecimentos, neste post, só quero elogiar a sua singela e apaixonada homenagem ao povo de Ilhéus do Prata, respeitando o “meu pai que ensinou que falar mal dos outros pela frente é falta de educação”.
Eu fiquei sabendo dessa cavalgada quando vieram alugar o avião agrícola do caseiro do meu sítio só pra salgar o churrasco que será servido durante a festa.
Fui...
parabens serginho! pelo seu blog,este lugar tao maravilhoso nao poderia ficar escondido do mundo.
ResponderExcluirpois quando sinto saudade entro no seu blog vejo as casinhas de lheus as fotos das calvaugadas.
em fim td de bom que tem nesse lugar tao belo.
um abraço a vc e a todos da regiao de lheus a todos da regiao... de pedro martins...
martinsfeliz@hotmail.com
Oi Serginho
ResponderExcluirSeu blog fez 2 anos em fevereiro e você deixou passar em branco?
Nem um postezinho de comemoração.
Um abraço.
Serginho,você não acha que faltou a casa de Alice?
ResponderExcluirBateu uma saudade...
Adorei tudo.
Adivinha quem sou.
Será a própria Alice?
ResponderExcluirSaudações!
Serginho
P.S.:Vou postar a foto da casa da Alice que merece uma página especial. Era lá que os poetas e os amantes da música se encontravam.
A antiga casa de Luis Cota já não existe mais.Foi demolida.
ResponderExcluirObrigado pelo registro!
ResponderExcluirAinda bem que temos a foto da casa neste blog, para relembrarmos um pouco da nossa historia.
Era uma casa original de padrão arquitetônico do inicio do século passado. Abrigou e acolheu com carinho muitas pessoas e amigos da nossa querida terra. Ela faz parte de uma época marcante e, portanto, jamais será demolida da nossa memória.
O blog de Ilhéus aos poucos vai se transformar também, num museu virtual.
Saudações! Serginho.
olá.....conheço muito ilheus....meus avós e primos moram lá....sou neta do levi martins e elza....eles moram lá no ""pindurico""""e minha avó dona inhá tem uma casinha em frente ao bar do zé clarim mas ela mora em belo horizonte...junto comigo e meus pais!!!!eu ia muito lá...mas agora o trabalho não deixa.....queria muito ter ido na cavalgada desse ano,mas não deu....já tem algumas fotos para eu ver o que perdir?????
ResponderExcluiro blog ta muito bom,mas acho que está faltando alguns lugares....tenho tios que moram depois do capoeirão....e minha avó já morou lá na chamada estrada nova que está bem pra lá do capoeirão...não tem nada falando de lá....que pena
ResponderExcluirLegal! qual é o nome de sua avó e o seu?
ResponderExcluirAbraços!
Serginho.
O meu Fabiana,e o da minha vó Elza,e vovõ Levi
ResponderExcluirPARABENS SERGINHO .AS VEZES MATO A SAUDADES TE CRO. O BLOG.ABRACOS A VOCE E A TODOS DE ILHEUS DO PRATA. / SAO PAULO 20/09/2011.
ResponderExcluirMuito bom seu blog, parabens!
ResponderExcluirEstou fazendo uma pesquisa escolar sobre Ilhéus e gostaria de saber a estimativa da população; casarios típicos;
cultura; festas tradicionais; lendas; culinária típica; e também se tem hotéis, bares, restaurantes, teatro, feiras livres e de artesanato.
Desde já agradeço.
oiii!!!
ResponderExcluirgostaria de saber se alguém sabe quantos os habitantes aproximadamente tem a vila??? se tem alguma farmácia e consultório odontólogico?? procuro uma lugar para montar por favor se der me respondam quanto antes!! obrigadooo
Vocês moradores podiam escrever na placa de entrada da cidade, pois que não conhece nunca saberá chegar ai, ela está apagada e cheia de mato em volta, praticamente abandonada...
ResponderExcluirTio,
ResponderExcluirParabens pelo seu blog.
Ele esta muito bonito, organizado e bem escrito.
Recordo de partes especiais da minha infancia vivida ai.
Continue com o bom trabalho, abracos
Arthur
Obrigado Arthur.
ResponderExcluirAqui estão as nossas origens e é importante cultiva-las.
Um abraço!
Serginho
Serginho,
ResponderExcluirme emocionei ao ver seu blog.
Ilheus é isso e muito mais......é infância,é saudade de vovô Gico e vovó Inez,D.Dalila, D. Dorinha...É terra de pessoas maravilhosas e acolhedoras.
Parabéns e um grande abraço
sua prima
Rose
Rose, você e a filha de Helena. Falou do vovô Gico e Inês. Beijão procê. Anginha
ExcluirGerginho, adorei seu blog morei na faz. Paraíso sua região e estudei aí em 1993 fui a 1ª turma de colégio, me mudei no 2º semestre de 1994, foram minhas professoras: Geralda,Consola,Socorro e outras, se as ve-las mando abraço.Já participei de cavalgadas. Hoje moro em Inhaúma fica próximo a Sete Lagoas, abraço.Célia
ResponderExcluirOlá Célia!
ResponderExcluirobrigado pela mensagem! continue nos visitando e deixando comentários, que são importantes para credibilidade do blog.
Atenciosamente,
Serginho
Hoje é um dia muito triste para Ilhéus do Prata. Perdemos nosso querido Celso, cidadão de bem que nos agraciou com sua espontaneidade e alegria em todos os dias que passou conosco.
ResponderExcluir"Celso, descanse em paz. Sentiremos muito sua falta."
Rodrigo Oliveira
Olá Rodrigo!
ResponderExcluirEstamos sim, pesarosos e lamentamos profundamente a perda do nosso amigo.
Apesar de ser triste, obrigado pela notícia.
Serginho Rocha
Oi Serginho, minha mãe tem 80 anos,chama-se Nair de Oliveira Frade nasceu em Ilhéus e seu avô foi o Major Oliveira, que segundo ela alfabetizou o povo quando aí chegou. Descendente de portugueses, colocou o nome Ilhéus do Prata em homenagem a Ilhéus de Portugal, segundo ela. Fiquei muito feliz em proporcionar a ela esse reencontro, por meio do blog e do facebook. Quero visitar esta terra e registrar minha ida com muitas fotografias lindas. Parabens pelo seu blog. Maria Angela de Freitas
ResponderExcluirOlá Maria Angela!!!
ExcluirQue legal este comentário! É um depoimento vivo prá nossa História. Quando você e sua mãe forem a Ilhéus, nos avise, para registrarmos a visita. Não deixe de conhecer a Escola que seu bisavô fundou.
Um abraço,
Serginho Rocha
ESTE LUGAR FICARÁ GUARDADO EM MEU CORAÇÃO PARA O RESTO DA VIDA, NASCI E CRESCI NESTE LUGAR... HOJE TENHO MEUS PAIS, TIOS E PRIMOS QUE AINDA MORAM LÁ.. SEMPRE QUE POSSO VOU NESTE PEDACINHO DO MUNDO QUE AMO MUITO... OBRIGADO SERGINHO POR IMORTALIZAR ILHÉUS DO PRATA NESTE BLOG....
ResponderExcluirOlá Silvinho!
ExcluirContinue a visitar o blog e nos pretigie com seus comentários!
Ilhéus faz parte de nossos sonhos e sonhos são imortais!!!
abs,
Serginho Rocha
etudei em ilheus do prata ate a 5;serie sou filho de jose ribeiro que mora na cascata sebastiao ribeiro
ResponderExcluirMaravilha!
Excluirum abraço,
Serginho Rocha
parabéns Serginho, sou filho do Ovidio e ver fotos dessa maravilha de lugar é sempre bom,morei la e se pudesse voltaria praq la novamente, bela fotos vc tem...
ResponderExcluirObrigado Edvaldo! Seu pai foi um grande exemplo de cidadania.
ExcluirUm abraço a todos vocês!
Serginho Rocha
Serginho você nos deu um grande presente com a criação desse blog,para pessoas que como eu tiveram o privilégio de nascer e ser criado nessa comunidade abençoada é simplesmente maravilhosa ver a nossa história imortalizada através desse blog. um forte abç..
ResponderExcluirJurandir Martins(filho de José Mariano)
Obrigado Jurandir!
ExcluirÉ isso mesmo! somos privilegiados....
Um abraço!
Serginho Rocha
SERGINHO ROCHA SE TIVER OPORTUNIDADE DE COLOCAR FOTOS DA CASCATA EU VOU AGRADECER MUITO SEU BLOG ESTA MARAVILHOSO DE SEBASTIAO RIBEIRO PARA SERGINHO ROCHA UM ABRAÇO.
ResponderExcluirOlá Sebastião Ribeiro!
ExcluirQue bom você gostou do Blog. Vou providenciar as fotos da Cascata. Continue visitando o blog e sugerindo temas,fotos, etc.
Um abraço,
Serginho Rocha
Serginho, acredito que não o conheço, mas você me fez voltar ao tempo. Sou neto de Nico Bastos e Teresa Bastos, afilhado de Imaculada (Tia) e tio Lau. Passei minha infância em Ilhéus, muitas saudades. Quero retornar e comprar um pedacinho deste céu.
ResponderExcluirParabéns!
Giovani Bastos - Uberlândia M.G.
giovanibastos@hotmail.com
Olá Giovani!
ExcluirObrigado pelo comentário e continue nos visitando!
Um abraço,
Serginho Rocha
Serginho,
ResponderExcluirFoi emocionante rever minha terra natal através deste seu trabalho primoroso. Relembrei minha infância e matei saudades dessa terra inesquecível e de pessoas ainda mais inesquecíveis. Mande um grande abraço a seus pais, meus estimados compadres. Parabéns pelo seu blog,
Nêmia
Olá Dona Nêmia! Que surpresa agradável!
ExcluirO blog é parte de Ilhéus que mora em nossos corações!
Obrigado pela mensagem!
Serginho Rocha
P.S.: Seus compadres estão bem!!!
Olá, Geraldo de Dudu, e ai, cadê nossas JABUTICABEIRAS, nosso pé de "CANELA"?
ResponderExcluirFazem falta a muitas bocas, dos humanos e dos pássaros, a canela, além de servir como chá medicinal, é um condimento, porque destruir?
Olá amigo!
ExcluirGentileza identificar-se ao fazer comentário, principalmente quando o assunto é direcionado a alguém. Faça-o no final do texto ou no cabeçalho.
Obrigado.
Serginho Rocha
João Lana Rocha, 11 de fevereiro de 2013 Nasci na Fazenda do Tavares, Ilhéus do Prata. Estudei na Escola Fazenda Paraíso até o 3º ano primário com as professoras D.Maria José e D.Inês Alves. Por serem leigas me disseram que eu só podia fazer o 4º ano em São José do Goiabal. Em São Domingos do Prata ou outra cidade não (pois não tinha preparo). Chegou em Ilhéus a primeira professora formada, D.Margarida, filha de D. Gininha do Correio. Estudei com ela na 1ª turma repetindo o 3º ano, o que me deu base para fazer o 4º ano em São Domingos do Prata e tirar o diploma em 2º lugar.
ResponderExcluirOlá João Lana! Muito interessante seu comentário. Dona Margarida foi uma grande professora que prestou valiosos serviços na área da educação, num período carente em Ilhéus do Prata. Valeu!
ExcluirContinue nos prestigiando com seus comentários e nos envie alguns casos de Ilhéus que você sabe descrever com muita propriedade.
Um abraço!
Serginho Rocha
Olá, Serginho..., espero que esteja tudo bem na Vila Ilhéus do Prata, eu nasci nesse pedação de chão, são grandes e eternas as minhas recordações, a nossa infância é a parte mais bonita de nossa história, nasci no CABOCLO, um dia desses, na primeira oportunidade quero rever esse
ResponderExcluirlugar que fez parte de minha vida, acho que ainda tenho alguns parentes por ai, por circunstancias da vida, tive que tomar meu rumo, se um dia acertar na Quina, Mega Sena, compro um pedacinho desse chão e irei viver de recordações, eu amo essa terra!
Um abraço a todos Ilheusenses!
Olá amigo! Graças a Deus estamos bem!
ExcluirComo você é do CABOCLO, pode ser que eu lhe conheço. Freqüentei muito aquele lugar e fiz boas amizades ali. Não deixe de voltar por lá e, quem sabe você não realiza o sonho de adquirir um pedacinho daquele chão abençoado! Vai ser mais fácil do que ganhar na Mega Sena!
Obrigado pelo comentário e continue visitando o blog!
A propósito, qual o seu nome?
Serginho Rocha.
OLÁ SÉRGIO!
ResponderExcluirSOU PARENTE DO ZÉ JUQUINHA, HÁ MUITOS ANOS FUI AI, AINDA ERA UMA FEDELHA, QUERO VOLTAR PARA MATAR AS
SAUDADES, DIZEM QUE AS CAVALGADAS DAI SÃO AS MELHORES DA REGIÃO, QUEM SABE DA PRÓXIMA, MORO EM BH, MAS NUNCA ME ESQUECI QUE DAS MINHAS ORIGENS, E ESSE LUGAR É UM PARAÍSO! BJS!
Olá! Conheço muito Zé Juquinha e seus filhos. Não deixe de voltar em Ilhéus! Além das cavalgadas, tem muita coisa boa prá ver e vivenciar!
ExcluirAbraços!
Serginho Rocha
Olá, Serginho!
ResponderExcluirConheci esse blog há muito pouco tempo, há pessoas que fizeram parte desse vilarejo, hoje estou na faixa etária de 60 anos, mas nunca vi figuras mais importantes nessa terra que as lavadeiras de roupas, lembro-me de FÉ, da senhora ANGELINA de João Fagundes, da MARIA de Joaquim Delfino, ali bem no bicão, depois mais tarde na MINA, onde ficava a localidade do Sr. Raimundo Peixoto, essas lavadeiras sim, além de me causar saudades e orgulho, me fazem lembrar o quanto eram exploradas, como é a vida...elas merecem todo nosso respeito, e os as exploravam, devem sentir vergonha, era um verdadeiro trabalho escravo, a troco de esmolas!
É ISSO AI, lembranças são lembranças!
É isso mesmo! As lavadeiras prestaram grandes serviços na comunidade de Ilhéus. E todas elas merecem nosso respeito e consideração. Mesmo com as dificuldades da época, elas criaram suas famílias com dignidade e exemplo.
ExcluirQual seu nome?
Saudações!
Serginho Rocha.
Nasci em Ilhéus porem não recordo dos poucos anos que morei lá mas foram muitas ferias escolar que passei lá,minha infância e parte de minha juventude tem forte ligação com este lugar,conheci e tive o prazer de me relacionar com pessoas boas,muitas delas com idade bem superior a minha,vale citar alguns nomes,meus avós Zina e Ramiro Frade, meus tios e primos,Sávio e seu irmão Miguel,Serginho e primos,os anos e distancia de Ilhéus jamais apagará as lembranças de uma época que influenciou no meu desenvolvimento,agradeço a todos especialmente a Serginho pelo trabalho e carinho com nossa terrinha.
ResponderExcluirVanderlei(Delei)
Olá Vanderlei!
ExcluirUm grande abraço!
Serginho Rocha
Canção do Exílio
ResponderExcluir"Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Gonçalves Dias
Passei toda minha infância em Ilhéus do Prata, tenho saudades, minha família era muito pobre, as coisas eram bem difíceis, mesmo assim há algumas recordações que são boas, apesar dos pesares, hoje vivo em PORTUGAL, mudei de vida radicalmente, mas, se o destino ai nessa terra não tivesse sido tão cruel, queria viver em Ilhéus até hoje, é pena, ver o lugar que nascemos e crescemos reduzir tanto o número da população, não ter mais uma escola..., esse é o sintoma do regresso, não queria que fosse assim..., um beijo a todos que ainda vivem nesta linda vila!
Olá! qual seu nome e sua família!
ExcluirSaudações
Serginho Rocha
Ilhéus é mais do que uma saudade...É lembrança viva para aqueles que partiram em busca de uma vida melhor, enfrentando novos desafios, conquistando novos mundos.É a base que tornou possível essas novas conquistas.Mesmo que em alguns momentos, significou dificuldades ou até sofrimento para alguns, soube, ao mesmo tempo, ser como uma mãe que acolhe, acaricia, encoraja e prepara seu filho para enfrentar os obstáculos.É tranquilidade, paz e acolhimento para os que ainda por lá continuam ou aparecem de vez em quando para alimentar a alma. É, enfim,uma parte de todos nós.
ResponderExcluirOlá Gegê!
ExcluirAo ler seu comentário, me deu uma vontade imensa de ir prá lá, prá sentir a paz daquele povo acolhedor e feliz.
Grande abraço!
Serginho Rocha.
Nesta vila tive a felicidade de viver os melhores anos de minha vida que correspondem ao período da minha infancia até a adolescencia.Nas primeiras viagens que eu fazia para Ilhéus,a sensação era de imensa alegria.Alegria que fazia meu coração bater mais acelerado, por poder rever meus pais, meus amigos, e as demais pessoas dessa comunidade que são uma grande familia. Mas como tudo na vida é parte de um crescimento e de transformações, a cada retorno a esta vila o sentimento ia mudando e o sorriso já não era tão evidente como antes, afinal crescimento causa dor, dor da perda de pessoas que amamos, de amigos que se distanciam, de pessoas das quais a gente acha que contaremos com elas por toda a nossa vida,e com o passar dos anos se tornam completos estranhos. Mas, aconteça o que acontecer amo demais esta comunidade.
ResponderExcluirOlá Jurandir!
ExcluirNós saímos de Ilhéus do Prata, mas levamos conosco os valores e os exemplos das pessoas com convivemos lá.
Obrigado! Continue deixando aqui seus comentários.
Um abraço,
Serginho Rocha.
Olá Sérgio, Meu nome é Filipe Campos, sou advogado em BH, não me conhece, mas a pouco tempo comecei a pesquisar a respeito dos familiares da minha mãe, descobri que todos vieram de Ilhéus do Prata. O mais distante que localizei foi José Caetano Frade que nasceu em 1852, casou-se com Maria dos Anjos de Jesus que nasceu em 1856 --> tiveram o filho Ernesto Caetano Frade que nasceu em 1878, por sua vez casou-se com Rita Maria de Jesus nascida em 1883, filha de Joaquim da Silva Correa (1858) e Anna Izabel da Silva (1864). Do casamento de Ernesto e Rita, 5 filhos nasceram dentre eles Maria dos Anjos de Jesus 1913-1946, por sua vez causou-se com Jose Theodoro Andrade (1910), dentre os filhos tiveram minha vó Maria da Penha de Jesus, após casou-se com Jose Raimundo Bento e passou a se chamar Maria da Penha Bento e tiveram dentre os filhos minha mãe Zélia Maria Bento, que após se casar chama-se Zélia Maria Campos. Tirando minha mãe todos são nascidos de Ilhéus do Prata pelo que consta o site de busca Family Search, muito bom compartilhar isto com você. Seu blog é muito rico de informações, parabéns! Ainda busco informações sobre imigração dos meus antepassados, desde criança ouvi histórias que seriam descendentes de alemães e italianos. Por acaso saberia me informar como consigo estas informações? obrigado e até mais.
ResponderExcluirFilipe Campos 31 8434-6842 filipepereiracampos@hotmail.com
Olá Filipe! A família Frade é numerosa e tradicional em Ilhéus do Prata. Nos registros histórico de políticos, consta o Tenente Coronel Antônio Rodrigues Frade, o primeiro intendente no ano de 1890/1891 e também Luiz Caetano dos Santos Frade que foi agente executivo em 1897 e vereador de 1901/1905. Possivelmente os mais antigos moradores de Ilhéus poderá nos ajudar neste assunto, ou mesmo, algum visitante do blog!!!
ExcluirAtenciosamente,
Serginho Rocha
Muito Obrigado! por sorte encontrei próximo a minha cidade uma senhora que nasceu em Ilhéus do Prata, por incrível que pareça minha bisavô trabalhou em sua fazenda quando tinha 12 anos, ela mora no bairro Agua Branca em Contagem. Estou tentando uma visita para o final de semana, se tiver novidades posto pra você ok. Caso consiga algo, agradeço muito! Forte Abraço. Filipe Campos
ExcluirOlá, sou neta de uma mulher incrível nascida ai, Maria do Perpétuo Socorro, filha de Francisco Mariano Peixoto e D.Rita Concessa de Souza, queria saber mais sobre esse lugar lindo, sobre minhas origens, mas minha familia é meio misteriosa,sempre falam de Sem peixes! É por aí? Minha mãe sempre me prometeu levar em Ilhéus, sem peixes... mas ainda não cumpriu haha, estou cobrando!
ResponderExcluirOlá! Me chamo Camila Frade, e meu avô (José de Souza Frade) nasceu em Ilheus do Prata! Seu pai se chamava Clorindo Peixoto Frade e sua esposa Georgina Peixoto Frade (acho que era mesmo este sobrenome - inclusive, meu avô conta que eram primos). Não sei de quem são filhos... em algum momento mudaram para Nova Lima, e depois meu avô mudou para Belo Horizonte, onde radicou sua família. Ele conta também (mas não sabe explicar bem, pois saiu muito novinho de Ilheus, que nossa família originalmente vem de Portugal, não sei se isso procede).
ResponderExcluirTenho muuuuita vontade conhecer Ilheus, e quem sabe conhecer alguns parentes!
Sempre visito este blog para ver se tem novidades rs
Abraços Serginho Rocha!
Nasci em Ilheus do Prata parece que foi ontem, quando olho pra trás, já estou com 6.1 de idade, o tempo passa em um piscar de olhos, tempos bons que não voltam mais, saudades!
ResponderExcluirSou Joana Celia Leal, filha de Ester Leal e sobrinha de Antônio querosene, estive na cavalgada nos dias 27 e 28/07/2024. Imagina voltar numa cidade que você só conhecia quando era criança, pois é 40 anos depois, e ali estava todos os parentes, tias e primos. Foi muito bom e voltarei sempre, me senti no pedacinho do céu. 31.98654.6104 .
ResponderExcluir