por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Homenagem a Jayme Silva

Para lembrar o aniversário de 57 anos da morte de Jayme Silva, meu bisavô, segue trechos da mensagem escrita por Arthur Braz Filho ao seu conterrâneo de Vargem Linda, por ocasião da sua morte. Jayme Silva, assim como Arthur Braz Filho, foi personalidade influente e atuante na Comunidade de Vargem Linda. Segue..

“Morreu Jayme. Houvera por bem fazer uma elocução a respeito do conterrâneo para retificar a saudade que tenho. Calou-se uma das belas vozes que encantavam a Vargem. Imenso pesar dominou e domina até hoje Vargem, quando todos os certificaram a morte de Jayme ocorrida dia em 29 de agosto de 1955.“

“Na Vargem se germinou a figura queridíssima que os amigos habituaram a admirar. Via-se em Jayme um artista autêntico, um grande ente que encheu de profundo encanto as nossas escolas, levando também a muitos lares venturosos as belezas de suas interpretações magistrais. Artista nato, o inesquecível conterrâneo soube imprimir colorida a sua imagem que tocando a sensibilidade de quantos o ouviram imergir puro, límpido e ainda informado, os conhecimentos literários. A essa atitude efetivamente genial, aliava-se uma inteligência de escola que lhe aprimorou as qualidades de cronista e contaminando de vaidades e pretensões. Além desses méritos que tornou inconfundível, tínhamos em Jayme um espírito admirador, cheio de amor pitoresco e cativante.”

“... ele procurava modalizar contra o mal que o atormentou durante muitos e longos anos e o prostrou afinal definitivamente para a tristeza de seus amigos incomparáveis. Pobre, mas riquíssimo de amigos. Alma boníssima, companheira de todas as horas. Jayme marcou a época e atravessou gerações, transformando todas elas em admiradoras incondicionais de sua arte e seu grande coração.”

Nota: Este registro encontra-se no livro “Discursos, Memórias e Genealogia – Jayme Silva”

Saudações!
Serginho Rocha

Lembranças de Jayme Siva em Vargem Linda
Rua Jayme Silva - Vargem Linda - MG
Estadio Municipal de Vargem Linda 


Um comentário:

  1. Oi Serginho, tudo bem?
    Vargem Linda, então, é uma cidade, achei que fosse distrito do Prata.
    Jayme era pai do seu avô ou da sua avó?
    Um abraço.

    ResponderExcluir