por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Escolas de Referência

Pátio da E E Major Oliveira
Conforme divulgado no Site da Secretaria Regional de Educação - SRE Nova Era, as Escolas Estaduais Major Oliveira e Marques Afonso foram consideradas há pouco tempo atrás, como Escolas de Referência. É uma notícia digna de registro neste blog. Como ex-aluno, sinto-me duplamente orgulhoso e ao mesmo tempo, privilegiado por ter freqüentado Escolas públicas de qualidade que ao longo de sua história alcançaram nível de excelência e reconhecimento das comunidades escolares.
Saudações, 
Serginho Rocha.
Abaixo, divulgação do SITE - SRE Nova Era.

 Escolas-Referência, Escolas de Excelência!

Esse é o ideal de escola pública de excelência que alimenta o Projeto Escolas-Referência da Rede Estadual de Minas Gerais, o qual pretende fazer de cada escola, que já se aproximou, o que está mais próxima desse ideal, um ponto de irradiação da mudança no sistema de ensino. 

O Projeto Escolas-Referência é um exemplo bem sucedido de projeto com foco bem definido. Ele reúne escolas que, pelo trabalho que já realizaram ou que ainda vêm realizando, conseguiram alcançar o reconhecimento da comunidade em que atuam. 

O compromisso do Projeto Escolas-Referência é com o ideal da construção de uma escola pública de excelência para todos.As Escolas-Referência têm como foco o desempenho escolar dos alunos, convergindo todas as ações cotidianas para melhorar a aprendizagem destes alunos, devendo atuar como: Um grupo socialmente competente constituído de pessoas reflexivas, que se envolvem diante das dificuldades, formando alunos com chance de terem sucesso em seus projetos de vida.

O desafio é tornar a escola pública capaz de assegurar a todos o direito constitucional à educação, entendido não apenas como direito de acesso e permanência na escola, mas também como garantia das condições formadoras necessárias à construção dos conhecimentos indispensáveis à compreensão e atuação sobre a realidade.

O Projeto que iniciou em 2003, implantou, no decorrer dos anos, melhorias significativas nas Escolas: Grupos de Desenvolvimento Profissional – GDP, cujo objetivo é o de capacitar extra-turno, continuamente, os professores das Escolas-Referência, no decorrer do ano.  Os projetos de GDP que estão sendo desenvolvidos pela Escola já foram aprovados pela Secretaria de Estado da Educação.Aprofundamento de Estudos – Era um programa de ações específicas do projeto Escolas – Referência, que tem como objetivo preparar o aluno no processo ensino aprendizagem. Atualmente está alcançando as escolas estaduais de ensino médio. As aulas podem ser dadas nas áreas de ciências humanas, biológicas e exatas, visando alunos do 2º e 3º anos das Escolas Referências, a fim de prepará-los para o vestibular. 

As Escolas-Referência de nossa jurisdição são: - E.E. Antonino Ferreira Mendes; do município de Rio Piracicaba. - E.E. Prof. Alcides Fernandes de Assunção; do município de Ferros. - E.E. Prof. Emílio Pereira de Magalhães; do município de Itabira. - E.E. Major Lage, do município de Itabira. - E.E. Trajano Procópio A S Monteiro, do município de Itabira. - E.E. Mestre Zeca Amâncio, do município de Itabira. - E.E. Dr. Geraldo Parreiras, do município de João Monlevade. - E.E. Luiz Prisco de Braga, do município de João Monlevade. - E.E. Santana, do município de João Monlevade. - E.E. Major Oliveira, do município de São Domingos do Prata. - E.E. Marques Afonso, do município de São Domingos do Prata. - E.E. Nossa Senhora de Fátima, do município de Nova Era. - E.E. José Modesto de Ávila, do município de Bela Vista de Minas. 

Dentro do Projeto Escolas-Referência existe o Programa de Desenvolvimento Profissional (PDP) que é voltado para o desenvolvimento e valorização profissional dos professores. Orientados por profissionais experientes na formação de educadores, o programa adota estratégias básicas, como a formação de Grupos de Desenvolvimento Profissional (GDP), que atuam no desenvolvimento profissional dos educadores considerando o cenário de reformulação da educação básica em Minas Gerais.

6 comentários:

  1. Boa noite, Serginho
    Você tem mesmo motivo para estar orgulhoso de ter estudado nestas escolas, que fizeram a diferença na sua vida e na de muitos outros.
    E este reconhecimento chega numa hora de muita polêmica, discussão, desabafos, protestos dos moradores destas comunidades, aonde elas se localizam.
    Bom saber que ainda existem escolas públicas, que apesar das dificuldades e do descaso do poder público conseguem se destacar neste caos da educação.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa noite!

    O governo tem investir mais nas escolas públicas, principalmente, as localizadas longe das cidades. Muitas vezes, para os municípios de pouca arrecadação, as escolas se transformam em ônus, e assim, perde-se qualidade. As prefeituras se contentam com o ICMS solidário e às vezes aplicam inadequadamente estas compensações.

    No meio rural faltam alunos e nas cidades existe a super lotação, com isso, deixamos de ler mais, de aprender mais, desenvolver percepções e talentos. Trocar o livro pela televisão é contribuir para reduzimos nossos valores.

    É uma pena ver uma Escola como Major Oliveira ser tratada com desprezo, pelos órgãos públicos. É uma escola de tradição e vocação! Lá não faltam alunos, mas sim, amor e carinho com um povo que tem uma cultura própria e precisa ser preservada.

    Um abraço e obrigado pelo comentário!
    Serginho Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O resultado de municipalizar é lamentável. Muitos meninos de Ilhéus vão deixar o convivio familiar para estudar fora. Enfrentar o os stress das estradas e algo mais!!!
      Isto é o Brasil!!! Estamos na contra mão do ensino!!!

      Maurinho
      ex aluno

      Excluir
    2. Olá Maurinho!
      Bem lembrado sobre a maratona dos alunos!

      Um abraço,
      Sergimho

      Excluir
  3. É minha gente parece que perdemos essa luta. O prefeito disse que já bateu o martelo. Enfim, nada foi esclarecido e nunca houve diálogo com qualquer autoridade e muito menos um esforço delas no sentido de evitar a situação em que nos encontramos hoje. Cabe ainda protestarmos na esperança de obter algum resultado. Mais uma vez gostaria de agradecer ao Serginho que sempre nos auxiliou e a todos que participaram dessa luta das mais diversas formas, inclusive através dos depoimentos que aqui pude ver, mostrando que deixaram a nossa terra, mas jamais deixaram ou deixarão de ter amor a ela! Mostraram-se presentes não só nos bons momentos (cavalgadas.....) mas também nesse momento de tristeza e indignação.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ademar!
    O blog é uma ferramenta para microfonar nossas vozes a favor de Ilheus do Prata.
    Não existe luta perdida, existe sim, lição aprendida!

    Um abraço
    Serginho Rocha

    ResponderExcluir