por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

domingo, 16 de maio de 2010

Poesia para Ilhéus do Prata

Mais uma poesia para os anais de Ilhéus. Ao folhear o Tribuna do Prata, fui surpreendido com um poema sobre nossa terra. Como o assunto tem tudo a ver com o blog, digitalizei para reproduzi-lo na sua originalidade, preservando o formato da divulgação e também, os devidos créditos ao autor.
Aproveito para parabenizar e agradecer ao Barony, pela beleza da poesia, que faz lembrar e perceber que o grande tesouro continua presente naquele local, contagiando e inspirando aqueles que por ali se aventuram.

3 comentários:

  1. Serginho
    Belo poema. Como você gosta da sua terra!?
    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, foi bom tomar conhecimento dos seus posts a respeito do Ilhéus! Pessoas que escrevem é que mantem a historia viva, fazendo do hoje todo o registro do amnhã!... Não localizei, entretanto, detalhes de um encontro a que compareci no Ilheus, há uns 10 anos (ou mais?): com amigos de Ponte Nova (morava lá) passei o fim-de-semana ai para aproveitar dum encontro de tropeiros (com direito a cafe de tropeiro e tudo!) e carros de bois (com uns gemeos!). Quem nos convidou foi o Baltazar, genro de José Cotta Pena, nosso ex-vice-prefeito. Bem que vc poderia pesquisar e registrar essa historia, incentivando aos que ainda tem esses animais (Savio Lana Rocha et allii) a manterem vivas essas nossas tradições. Caso contrario, amanhã serão apenas lembranças vagas... Com meus parabens, deixo meu abraço. Antonio Carlos de Vasconcelos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Antonio Carlos. Prazer em conhece-lo!
    Obrigado pelo seu registro e comentários. Tenho uma vaga lembrança deste evento promovido pelo Baltazar, que provavelmente, aconteceu na casa do “Chico de Alice” lendário tropeiro de Ilhéus do Prata. No entanto, preciso de mais detalhes para explorar a riqueza dos fatos na postagem. Se Deus quiser, não vai faltar também, oportunidade de conversar com o Sávio Lana sobre este acontecimento e, lhe adianto que, ele continua apreciando uma boa tropa. Ressalto aqui, com muita admiração, a importância dos inúmeros eventos promovidos pelo Baltazar em Ilhéus do Prata. Ele proporcionou por várias vezes a alegria daquele povo, estimulando a cultura, a união e principalmente valorizando a riqueza da experiência de cada um que vive e trabalha naquela terra.
    Um abraço,
    Serginho

    ResponderExcluir