por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

domingo, 18 de abril de 2010

Resgatar a história

Evidentemente, são poucas as informações públicas de Ilhéus do Prata. Se precisarmos fazer algum tipo de pesquisa ou historiar alguns fatos, vamos encontrar, naturalmente, dificuldades. É bem provável que existam documentos interessantes, na prefeitura, nos arquivos da Escola Estadual Major Oliveira e possivelmente no cartório, mas, trata-se de um acervo restrito e não estratificado. Talvez nos arquivos particulares, principalmente fotografias que repousam esquecidos com membros de famílias da região, possam existir registros valiosos, que são evidencias do nosso passado.

Muitos acontecimentos e fatos permanecem nas memórias das pessoas. São informações vivas que tem valor histórico e podem muito bem serem extraídas e compiladas para algum meio de comunicação atual, principalmente a internet. É possível resgatar e enriquecer a história de Ilhéus, ouvindo os mais experientes, que vivem ou viveram naquele local. Este é também, um dos objetivos deste blog, que está aberto a receber e compartilhar estas informações.

Fontes bibliográficas que tive a oportunidade de ler, até o momento, que contem alguma citação sobre Ilhéus do Prata: “Subsídios para a História”, de Frei Tiago Santiago. É um livro muito conhecido dos Prateanos. Rico de informações do município de São Domingos do Prata.

“História do distrito de Ilhéus do Prata” de Aldircélia Sérvula Rosa de Oliveira e Paula Cristina Frade Santiago. É um livreto de doze páginas, que teve a colaboração de Luciana Leal Oliveira e Maria Efigênia Frade. Recebi um exemplar de uma amiga e prá mim, foi uma grata surpresa. Imagino o trabalho! Parabéns e obrigado pelo bem que vocês fizeram para enriquecer nossa História.

Jayme Silva: discursos – memórias - genealogia”. É um livro que reune parte das escritas do meu bisavô(Jaime Silva). É rico em todos os aspectos e em particular, especial pra mim. Foram reproduzidos apenas 10 exemplares( na época mimiografados) de 138 páginas. Fui agraciado com um exemplar pela minha avó e me sinto com grande responsabilidade de guardar esta preciosidade, que pertence a história e não a mim. Aos poucos vamos explorar este material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário