FELIZ NATALSerginho Rocha
P.S.: Arte e diagramação - Mariana Oliveira C Rocha. Abaixo copia original da poesia.
Ilhéus do Prata é uma vila, que foi elevado a distrito do município de São Domingos Prata, Minas Gerais, em 09 de abril de 1891. A denominação da localidade proveiu de um português das ilhas, chamado de Francisco Ilhéus, um dos primeiros habitantes da localidade.
Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...
FELIZ NATAL
Mais uma vez podemos relembrar da nossa terra através de uma mensagem, extraída com muita inspiração e profundidade. Por outro lado, ela nos faz refletir sobre o futuro de Ilhéus do Prata. Quais são as ameaças e oportunidades? As características naturais e culturais são os valores que devem ser preservados para que as futuras gerações possam usufruir e perceber a essência poética e inspiradora que existe ali.
Saudações, Serginho.
1ª foto: Vista parcial de Ilhéus do Prata. 2ª foto:Pau Brasil ao fundo no terreiro. Muda doado pelo Jones após sua visita.


“Subsídios para a História”, de Frei Tiago Santiago. É um livro muito conhecido dos Prateanos. Rico de informações do município de São Domingos do Prata.
“História do distrito de Ilhéus do Prata” de Aldircélia Sérvula Rosa de Oliveira e Paula Cristina Frade Santiago. É um livreto de doze páginas, que teve a colaboração de Luciana Leal Oliveira e Maria Efigênia Frade. Recebi um exemplar de uma amiga e prá mim, foi uma grata surpresa. Imagino o trabalho! Parabéns e obrigado pelo bem que vocês fizeram para enriquecer nossa História.
Jayme Silva: discursos – memórias - genealogia”. É um livro que reune parte das escritas do meu bisavô(Jaime Silva). É rico em todos os aspectos e em particular, especial pra mim. Foram reproduzidos apenas 10 exemplares( na época mimiografados) de 138 páginas. Fui agraciado com um exemplar pela minha avó e me sinto com grande responsabilidade de guardar esta preciosidade, que pertence a história e não a mim. Aos poucos vamos explorar este material.
Francisco, o Chico de Fé, tornou-se um personagem folclórico no povoado de Ilhéus do Prata. Apesar de religioso, cultivava a Fé em seu nome herdado de sua mãe que se chamava “Fé Esperança e Caridade”. Então, ele era literalmente, o Chico filho da Fé.