por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

sábado, 10 de abril de 2010

Chico de Fé

Francisco, o Chico de Fé, tornou-se um personagem folclórico no povoado de Ilhéus do Prata. Apesar de religioso, cultivava a Fé em seu nome herdado de sua mãe que se chamava “Fé Esperança e Caridade”. Então, ele era literalmente, o Chico filho da Fé.
Chico me traz boas lembranças. Sempre de bem com a vida, transmitia uma energia boa, esbanjando alegria e simplicidade. Convivi com ele na minha infância e parte adolescência. Com ele aprendi que a liberdade não tem preço e é direito de todos, principalmente dos animais.
Ele era integrante do antigo Congado de Ilhéus e se realizava nas apresentações. Recordo-me também, que um dos seus sonhos era aprender a ler e escrever, principalmente o nome e a tabuada. Isto certamente o motivou a ser aluno destaque no Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização), que funcionava a noite na Escola Estadual Major Oliveira, nos anos 70.
Seu momento difícil foi cuidar da mãe que ficou por muito tempo imobilizada numa cama. Chico nos deixou no início da década de 90, por morte súbita. Será sempre lembrado carinhosamente por todos nós, que tivemos oportunidade de conhecê-lo na sua essência, como ser humano, amigo das pessoas e da natureza.
Que o bondoso Deus o abençoe onde ele estiver. Hoje, homenageio neste blog aquele que foi um grande e fiel amigo. Tive a felicidade de registrar esta foto em 1987 no terreiro da casa onde ele morava. Na foto Chico está ao lado do garoto João Paulo.
Bendito Seja Chico de Fé!
O caboclo roceiro e pacato,
estudante da escola rural,
traz nos olhos o verde do mato
e no peito o diploma Mobral.”
Versos-música: Tonico, Tinoco e José Caetano

5 comentários:

  1. Oi Serginho,você andou sumido,hein?!
    Em todo lugar existe ou existiu uma figura lendária,que ninguém esquece.
    Quem é o João Paulo?
    Um abraço e seja bem-vindo!!
    Maria Célia

    ResponderExcluir
  2. Olá Sergio eu sou o Diego Rodrigues, bisneto de Zé Rosa,que morreu num acidente de carro na BR 381.
    Gostaria de saber de de que familia vc é e quem é João Paulo!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá Diego!
    Sou da família Cotta por parte de minha mãe e Rocha por parte do meu Pai.
    Meus Avós: Sr Quiquito e Dona Dalila / Sr Gico e Dona Ines, respectivamente.
    João Paulo é meu primo.Você tem parentes em Ilhéus? Onde você mora? Conheço muitos da família Rosa!

    Um abraço,
    Serginho.

    ResponderExcluir
  4. o Diego tem parentes em ilhéus sim,o sitio do Zé rosinha e dona amélia é depois da mata da usina, e tem descendentes do zé rosinha lá e também em ilhéus!

    ResponderExcluir
  5. Conheço muitos da sua família do Sr Zé Rosinha e Dona Amélia. São pessoas trabalhadoras, bem intencionadas e grandes amigos.

    Um abraço, Serginho.

    ResponderExcluir