por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

sábado, 12 de maio de 2018

Mozart Ave Verum Corpus por Leonard Bernstein



Wolfgang Amadeus Mozart foi um compositor e pianista austríaco, mestre do Classicismo, considerado um dos músicos mais influentes e destacados da história. Ele nasceu em Salzburgo no dia 27 de janeiro de 1756 e faleceu em Viena, em 5 de dezembro de 1791, com apenas 35 anos de idade. Confira a seguir alguns fatos interessantes sobre um dos maiores gênios musicais de todos os tempos.
1. Seu nome completo era Johannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart. Ao longo de sua vida se firmaria uma série de variações sobre seu nome original, sendo uma das mais recorrentes Wolfgang Amadeus Mozart.
 2. Sua obra abrange todos os gêneros musicais da sua época e alcança mais de 600 criações, em sua maioria reconhecidas como obras-primas da música sinfônica, de concerto, de câmara, piano, ópera e coral, alcançando uma popularidade e difusão universais.
 3. O local de nascimento de Mozart se encontra na rua Getreidegasse n.º 9 da cidade de Salzburgo. Trata-se de uma casa que atualmente conta com uma grande quantidade de objetos da época e instrumentos que pertenceram a Mozart durante sua infância.
 4. Seu pai, Leopold Mozart, era o segundo mestre de capela na corte do arcebispo de Salzburgo e um compositor de pouca relevância, ainda que tenha sido um professor experiente.
 5. Quando Mozart tinha quatro anos tocava clavicórdio e compunha pequenas obras de dificuldade considerável; aos seis, tocava com destreza o clavecino e o violino. Também podia ler partituras a primeira vista e tinha uma memória prodigiosa, além de uma inesgotável capacidade de improvisar frases musicais.
 6. Mozart começou a escrever sua primeira sinfonia no ano de 1764, quando tinha oito anos de idade.
 7. O aspecto físico de Mozart foi descrito pelo tenor Michael Kelly, em suas Reminiscências, como “um pequeno homem notável, muito magro e pálido, com uma proeminente cabeleira clara, pela qual se mostrava muito vaidoso”.
 8. Se divertia jogando bilhar e indo a bailes e tinha vários animais domésticos: um canário, um estorninho, um cachorro e também um cavalo para equitação.
 9. Particularmente em sua juventude, Mozart tinha um carinho assombroso pelo humor escatalógico, que pode ser visto em muitas de suas cartas que sobreviveram. Especialmente aquelas escritas para sua prima Maria Anna Thekla Mozart entre os anos de 1777-1778, mas também nas suas correspondências com sua irmã Nannerl e seus pais.
 10. Ludwig van Beethoven, 14 anos mais jovem que Mozart, foi avaliou e foi profundamente influenciado pela obra deste, que conheceu quando era um adolescente. Assim como se pensa, Beethoven interpretou na orquestra da corte de Bonn as óperas de Mozart e viajou para Viena em 1787 para estudar com Mozart.
 11. O discípulo mais conhecido de Mozart foi, provavelmente, Johann Nepomuk Hummel, de quem o compositor assumiu a tutela em sua casa de Viena durante anos quando era uma criança. Foi uma figura de transição entre o Classicismo e o Romantismo.
 12. A inesperada e misteriosa morte de Mozart suscitou grande interesse desde o início. Foram propostas diversas de teorias sobre a morte do compositor, incluindo triquinose, gripe, envenenamento por mercúrio e uma estranha doença nos rins.
FONTE - http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/01/29/1001099/12-fatos-curiosos-mozart.html#
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Hoje ao escutar Mozer, me lembrei de Ilhéus do Prata. Conheci, na minha infância, a música clássica através da minha Tia “Gininha”, irmã do meu avô. Ela tinha uma grande coleção de discos e uma radiola que reproduzia um som maravilhoso e mágico. Tia “Gininha” teve um papel importante para povo de Ilhéus, através de seu conhecimento e paixão pela música de qualidade. Através dela, tivemos na época, oportunidades de conhecer a beleza e sentir a profundidade da boa música.  

Saudações!
Serginho Rocha





Um comentário:

  1. Lindo, lindo, Serginho, um verdadeiro encanto.
    Você desde novinho teve contato com a música.
    Ótimas informações sobre estes dois grandes mestres da música clássica.
    Abraço.

    ResponderExcluir