por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

domingo, 20 de julho de 2014

Febre Tifo - Vargem Linda

Bactérias causadoras da febre tifoide.
Bactérias causadoras da febre tifoide
A febre tifoide é uma doença infecciosa causada pela bactéria Salmonella typhi. É considerada uma doença grave, que apresenta constante febre, alterações intestinais, aumento das vísceras e, se não tratada, pode ocorrer uma confusão mental e levar à morte.
A principal forma de contágio é pela ingestão de água e alimentos contaminados, que estão espalhados pelo mundo todo, mas ocorre com mais frequência em países onde o saneamento é precário ou inexistente. 

Segue registro de Jayme Silva, sobre a febre tifo em Vargem Linda no início do século passado, entre os anos de 1913 à 1914.

“Notícias de Vargem Alegre” - Jayme Silva

“Não vão longe os dias em que se respirava neste lugar, uma atmosfera pesada, de luto e dor. Era de sobressalto de fundados receios a nossa situação, pois, estávamos a braços com a terrível febre tifo que, aqui grassava em caráter epidêmico e que retirava do cenário da vida, algumas vidas bem preciosas!
A tristeza nos apareceu ter, aqui, assentado a sua tenda. Na fisionomia de todos se há alguma coisa de tétrico e sombrio. Era bem impressionante essa nossa situação diante desse horrível flagelo que nos ameaçava exterminar.
Entretanto, o povo de Vargem Alegre, essencialmente altruísta, por índole, diante da tamanha calamidade, não se deixou desanimar, ao contrário, arriscando a própria vida, num impulso de coragem, procurou a todo transe debelar a moléstia.
E assim que vimos cavalheiros ilustres que têm algum conhecimento médico; colaboradores por outros diversos de espíritos igualmente fortes, transformados todos em apóstolos da caridade, visitarem constantemente aqueles que se achavam acometidos do mal, já ministrando os recursos da medicina, já orientando e aconselhando as medidas profiláticas, de acordo com o nosso meio, para nos preservar de tão infecciosa moléstia.
Combatida assim, tenazmente, mantendo-se sempre as necessárias cautelas, que a higiene prescreve, a sua intensidade foi, a pouco a pouco, decrescendo, até que, afinal, parece, está extinta.
No auge da aflição, o povo fez um apelo ao Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal, no que foi pronta e solicitamente atendido.
E coisa singular: Não obstante os diversos casos de febre, notados aqui e nas circunvizinhanças, deste distrito, a ninguém faltou recurso, a ninguém faltou a caridade.”
“Nessa situação aflitiva, aqui passamos largos dias e alguns meses, debaixo de uma impressão, sempre crescente, de uma tristeza, a qual continuava apesar da moléstia já ter abrandado a sua fúria. Porém, essa impressão, vem enfim a desaparecer, quando, um perfeito contraste com aqueles dobres tão tristes, tão sinistros, que já estávamos a alma, ouvimos os repiques alegres e festivos dos sinos que nos anunciavam a chegada do “Mês de Maria”“.

Matéria divulgado no “O Prateano”, órgão que saía à luz em São Domingos do Prata/MG, do qual Jayme Silva era correspondente.

Saudações!
Serginho Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário