por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

domingo, 6 de julho de 2014

Encontro de Cavaleiros ll

Ilhéus do Prata é também conhecida como terra de tropeiros. São muitas estórias sobre esses aventureiros que ganhavam a vida transportando mercadoria em animais ou comprando mulas e burros em Minas Gerais para vender no Espírito Santo. De lá pra cá muita coisa mudou, mas ainda, encontra-se na cultura do povo a relação afetiva, proveniente deste movimento que marcou os períodos dos anos de 1920 a 1940.

Hoje, estes momentos são relembrados e comemorados nos encontros de cavaleiros que anualmente acontece em Ilhéus. No mês de março deste ano, pela segunda vez, um grupo de cavaleiros de Timóteo com mais de 15 peões foram recebidos pela tropa de Ilhéus, após dois dias e duas noites de entre caminhos de boi e estradas de terra batida.

Segunda Lucas Cotta, um dos organizadores do evento, a aventura iniciou-se numa quinta feira saindo de Timóteo/MG até Jaguaraçu e de lá até o Rancho de Celso Bastos, onde apearam para pernoitar e apreciar um belo jantar com pato e arroz. Na sexta de manhã o destino era Santana do Alfié, para um encontro amistoso com o Irmão do Russo no Vilarejo da Ponte. A tarde o grupo foi recepcionado na Fazenda do Retiro, propriedade de Edmar Ferreira. Por lá pernoitaram para prosseguir viagem na madrugada do sábado para Vargem Linda e se encontrar com os anfitriões de Ilhéus na Vila de Teixeiras ou Cônego João Pio.

O melhor estava por vim a noite no Rancho do Miguel em Ilhéus. Prosa boa, churrasco de primeira e moda de viola regada de pinga deliciosa e cerveja gelada. Ano que vem tem mais e os organizadores estão programando um encontro mais arrojado e desafiador.

Saudações,
Serginho Rocha

Confraternização com a equipe de apoio
Recepção do Rancho do Miguel
Moda de viola

Nenhum comentário:

Postar um comentário