por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Centenário de Ilhéus do Prata

Há vinte anos, acontecia em Ilhéus do Prata, a festa do Centenário. Apesar de a data oficial ser em abril, a comemoração foi em outubro de 1991, através de uma programação extensa com várias atividades religiosas, culturais e sociais. Foi um momento de tamanho significado em que a comunidade se mobilizou maciçamente para concretizar a festa com todo brilhantismos que ela merecia.

Lembro-me perfeitamente da empolgação do nosso sempre amigo, o Dr. Baltazar, ao comentar o assunto. Aliás, não podemos perder a oportunidade de referenciar e reconhecer publicamente aquelas pessoas que como ele, fez acontecer e contribuíram com ações que se reverteram em prol da preservação e valorização dos nossos costumes.

Fui surpreendido recentemente ao receber da minha mãe, Maria Eugenia, o rascunho do texto que ela escreveu, a pedido e Dona Dorinha e minha avó Dalila, para ser lido na missa de abertura, celebrada pelo Padre Jânio Procópio da Silva, na pequena Igreja Nossa Senhora da Purificação.

Trechos da mensagem:

 “Há um gosto de festa no ar. Há uma vibração de amor, alegria, esperança, unindo nossa gente nesse momento mágico em que o nosso distrito se movimenta para comemorar o seu centenário.
Este dia de hoje nos faz cultuar a memória daquele que foi o mestre, estafeta, líder comunitário e político que não mediu esforços para fazer deste pequeno pedaço do Brasil – o distrito de Ilhéus do Prata. O Mestre “Major Oliveira” cujo nome nos é lembrado com carinho, respeito e emoção. Seu nome “Oliveira” jamais será olvidado pelo seu povo. “O jovem futuroso distrito” caminha devagar em busca do progresso, da cultura e de uma vida melhor.
Ilhéus do Prata: recortada por montanhas, clima ameno, solo fértil onde a agricultura e a pecuária são as principais fontes de renda. Terra de gente simples, tostadas de sol e de mãos calosas. Gente hospitaleira e amiga.
Prestamos também homenagens as pessoas falecidas que de maneira sábia e inteligente prestaram seus serviços à comunidade. Resta-nos agora prosseguir a luta dos nossos antepassados buscando para o nosso município mais amor e mais progresso. E o progresso se faz pelo trabalho constante e envolvimento de todos. ...”
Segue nota do livreto da Historia de Ilhéus do Prata sobre o assunto.
“No dia 26/09/91 deu-se início a uma novena de Nossa Senhora, em ação de graças pelo dia do centenário, com participação de comunidades vizinhas, encerada no dia 04/10/91, com missa festiva presidida pelo Pe. Jânio Procópio da Silva e a presença de Antonio Sebastião Ferreira, ex vigário que ajudou na construção da igreja em 1973. Nos dias 05 e 06 de outubro a cavalgada, uma grande festa realizada pela comunidade que ficará para sempre na memória do Ilheusenses.”
Saudações!
Serginho

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!
    Estou fazendo uma pesquisa escolar sobre Ilhéus e gostaria de saber sua população(aproximadamente); principais espécies; cultura; festas tradicionais; lendas; e também se existe bandas de musicas, radios e/ou jornaisda da vila; atrativos turístico.

    Se possível me ajudar, agradeço.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Você deve encontrar informações mais precisas, dos tópicos citados, na Prefeitura de São Domingos do Prata. Dê uma pesquisada no site.

    Um abraço.
    Serginho
    P.S.: Gentileza se idenficar e deixar o tefefone ou email de contato. Isto pode lhe ajudar!

    ResponderExcluir
  3. Pesquisei no site da prefeitura de São Domingos do Prata, mas sobre Ilhéus fala só de sua história.

    Obrigado.
    Camila
    email: camilareis_94@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Serginho
    Que bonito o texto escrito pela Maria Eugênia.
    Ela escreve muito bem.
    Beijão pra ela e pra você.
    M.Célia

    ResponderExcluir