por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Vida Longa

A reportagem abaixo, publicada no jornal Tribuna do Prata em janeiro de 2010, merece ser replicada e inserida no acervo deste blog, pois relata um exemplo de uma pessoa conhecida e querida do povo de Ilhéus do Prata, que ao completar 103 anos colhe os frutos de uma vida saudável proveniente de bons hábitos.

Dona Ana e sua família moraram em Ilhéus do Prata até o inicio da década de 70. Ela participava dos momentos de rezas e novenas que aconteciam na igreja ou na casa de algum morador, juntamente com minha avó Dalila e outras companheiras religiosas da comunidade. Na minha lembrança, sempre foi uma pessoa alegre e de bem com a vida, fato este que deve ter contribuído também, para sua longevidade.

A nota do jornal nos faz lembrar do nosso amigo José Benedito, o popular Petiteza, muito conhecido no meio futebolístico da região de João Monlevade e cidades circunvizinhas. O conheço desde criança e lembro-me com saudade das suas atuações como jogador no respeitado time dos anos dourados do futebol de Ilhéus do Prata, que além dele tinha no elenco: Itamar (Timburé), Zé Vieira, Sávio, Zizinho, Adilson, Jackson, Chico Carretão, João Margarida, Ninico, entre outros.
Longa vida a todos!
Serginho.

Jornal Tribuna do Prata

19 de janeiro de 2010

Chegar aos 103 anos com saúde é para poucos

Nascida em Ilhéus do Prata, Dona Ana Izabel de Jesus, completou 103 anos no dia 5/12. Ela é mãe do árbitro de futebol Petiteza e está morando em João Monlevade. Quem conhece Dona Ana se surpreende com a vitalidade dela que esbanja uma ótima saúde. Ela não tem nenhuma doença, cozinha, faz compras e vai à igreja regularmente. Além de fazer sempre alguma atividade, ela cuida da alimentação. “Gosto muito de frutas e verduras. Sempre busquei levar uma vida saudável. Nunca fumei, nem bebi” diz a aposentada. Mas ela acredita que a receita para viver tanto e bem, também tem outro ingrediente. “Sempre tive um objetivo na vida, que é ser um exemplo de determinação para minha família”.

Um comentário:

  1. Oi Serginho
    Você tem razão esta matéria merece, com certeza, ser publicada neste blog; faz parte da história de Ihéus, e é importante que as pessoas de lá saibam deste fato, e mesmo as que não têm vínculo com o local, é importantíssimo saberem disto.
    D. Ana do alto dos seus 103 anos, deu-nos umas dicas importantíssimas; não fumar, não beber, uma alimentação saudável, ter um objetivo na vida, uma determinação, que no caso dela foi a família.
    Ela merece toda a admiração por chegar numa idade tão avançada e estar de pé e lúcida.
    Ótima postagem.
    Um abraço!

    ResponderExcluir