por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Usina hidrelétrica

Vamos recordar como funciona uma Usina hidrelétrica

Olhando um ribeirão ou rio passar, é difícil imaginar a quantidade de energia que ela contém. As usinas hidrelétricas utilizam a energia da água, convertendo-a em eletricidade através de um processo mecânico. A Energia Elétrica é produzida pôr um Gerador, que fica localizada na Casa de Força. O gerador é um aparelho que transforma energia mecânica em energia elétrica, possui um eixo que é movido pôr uma Turbina. O eixo precisa ser girado para que o gerador produza eletricidade. A função da água é simplesmente mover a turbina. Para que isto aconteça, é preciso represar a água em um reservatório ou barragem e canaliza-la para promover o movimento do eixo da turbina. Depois do uso, a água continua o seu percurso rio abaixo.

3 comentários:

  1. Olá Serginho: Parabéns pelo trabalho. é uma linda historia da cidade onde nasci.Dá muita saudade dos nossos antepassado, me lembra dos amigos de meu pai e meus avós, das pelejas no cultivo e criação de animais. Também lembra dos sonhos de meus tios e suas serenatas para alegrar as pessoas e nos dormiam debaixo do som e de seu violão. é muita recordação.
    Grato: Jose Frade de Vasconcelos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado José Frade!
    Além de ser prazeroso é gratificante registrar neste blog um pouco da história, da cultura e atualidades de Ilhéus do Prata. Só nós sabemos o quanto é especial,o quanto representou e representa na nossa formação como seres humanos.

    Um grande abraço,
    Serginho

    ResponderExcluir
  3. Muito bom é tudo oque eu preciso para meu trabalho escolar PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir