por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

domingo, 5 de abril de 2009

Trilha ecológica - continuação

Em certos momentos da trilha, é possível visualizar o ribeirão Santa Rita. São várias cachoeiras seguidas até a barragem da Usina. É possível ver o canal de captação que atualmente, está tomado pela areia. Antigamente, com a usina em funcionamento, chegar próximo deste local, era extremamente arriscado e não recomendado. Neste ponto o barulho da água é ensurdecedor. Muitas pedras com formatos diversos. A mata sempre contornando o leito do ribeirão. Não da prá chegar perto. É muito bonito e uma sensação muito boa!!!

O ribeirão está ao fundo cercado por duas montanhas. As copas das árvores dão um contraste com o céu e presença de árvores de médio e grande porte, forma um microclima na mata, gerando sombra e umidade. É refrescante. Muito interessante.

7 comentários:

  1. Que beleza de fotos, Serginho. Estou encantada.
    Qual é a data que a usina foi criada e desativada?
    M.Célia

    ResponderExcluir
  2. Foi inaugurada em 1967 e desativada em 1984. O acesso precisa ser melhorado, ainda mais agora, que muitos descobriram a beleza da trilha que existe. É um ponto de turismo ecológico. Legal mesmo!!!

    ResponderExcluir
  3. tenho 4 videos de 1996 no you tube que foram gravados na trilha anupunga.
    meu email: ines.luiz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. para ver é só clicar no meu nome ou pesquizar no you tube:
    ilhéus do prata na usina anupunga -parte 3

    ResponderExcluir
  5. Serginho,vc sabe quem inaugurou a nossa usina anunpunga? foi o nosso saudoso Valter Cotta,(Sr Tuca) infelizmente já se foi, mas quando ainda prefeito, realizou várias obras em Ilhéus,como o calçamento, nesta época, nosso querido o Sr Paulino Cícero foi quem fez discurso, na inauguração da usina Anupunga.

    ResponderExcluir
  6. Serginho, vc sabe quem foi o responsável pela obra da Escola, Grupo Major de Oliveira, o nosso saudoso Magalhães Pinto, nesta época ele era governador de Minas Gerais, foi esponsável por uma das coisas meis valiosas a "Educação".

    abraços...e até breve.

    ResponderExcluir
  7. Nossa adorei ver estas fotos e comentários do Sérginho.
    Gostaria de ver fotos da casa do Sr.José Balbino e Dona Terezinha que fica localizada no Pidurico.
    Quem deseja ver foto é uma pessoa que adora esta
    esta família

    ResponderExcluir