por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

domingo, 5 de abril de 2009

Resquícios da velha Anupungá

Tubulação tomada pela corrosão e um velho transformador esquecido pelo tempo. Através destes dutos de ferro a água represada do ribeirão Santa Rita, era direcionada para movimentar a turbina e gerar energia elétrica na Vila de Ilhéus. Velhos e bons tempos!!!
Carcaça da turbina e gerador - depreciado pelo tempo. Infelizmente, muitas peças foram roubadas depois de desativado a Usina. Fios de cobre, bobinas e o próprio gerador de energia. Apesar de inativo, é importante preservar o que existe da usina, pois representa uma época e é sem dúvida nenhuma, um atrativo que desperta curiosidade e promove o ecoturismo no local.
Após longa caminhada, os visitantes registram seus nomes e mensagens na parede da antiga casa de força. São quase 2 km de trilha até este local. É um verdadeiro museu esquecido, no meio de uma vegetação densa, cachoeiras e uma sensação de mistério no ar. É uma aventura legal!!!

13 comentários:

  1. Você esteve neste local? Essas fotos foram tiradas por você?
    Achei o lugar bem sinistro, como você disse tem um quê de mistério.
    Muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Visitei o local pela última vez em fevereiro/09. As fotos foram tiradas por mim. Está abandonado e tomado pela vegetação. Mas é um bonito!!!

    ResponderExcluir
  3. É um lugar sensacional. Pena que não recebe o devido valor.

    ResponderExcluir
  4. Tenho saúdades de tudo retratado aí. Nunca mais voltei lá, depois de que usina foi desativada; Mas na minha infância ... Me lembro que Pai sempre ia "baixar a luz" as 22h e me deixava ouvindo o rádio (programa Osvaldo Betio na rádio Record). Prometia que quando ele voltasse estaria acordado, mas nunca o vi chegar. Há! Foi lá que Pai me ensinou o valor do sapo; Parece bobagem, mas até hoje sempre que vejo um sapo, me sinto honrado e mais do que nunca, filho de OVÍDIO.

    ResponderExcluir
  5. Nós de Ilhéus, jamais esqueceremos seu Pai!!! Além de ser um exemplo de cidadania, foi também um professor que passou muito sabedoria para todos nós. Eu tive o previlégio, ainda criança, de conhecer a Usina Anupungá a convite de seu Pai, que me explicou com detalhes e muita paciencia tudo que existia naquele local.
    É impossível falar de Ilheús sem citar Óvídio Vieira.

    Um abraço!!!
    Serginho

    ResponderExcluir
  6. o gerador é essa peça concretada que está ôca,falta o rotor que foi levado.
    quando da desativação foi rompido o transformador que vazou um óleo chamado escaréu:que é altamente cncerígeno!
    quem entrava no casa de energia via o óleo vazado no chão e sentia um cheiro estranho no ar.

    ResponderExcluir
  7. Serginho, Ilhéus me faz lembrar um pouco o pequeno arraial do Tijuco, onde viveu a bela Chica da Silva.

    ResponderExcluir
  8. Serginho, hoje me lembrei, Dona Gininha gostava muito de musicas italianas, uma que ela sempre tocava era a do Sergio Endrigo, La Prima Compagnia, que bela cancione, no és mesmo! Em breve irei inserir a letra desta bela cancione, para que todos apreciem.

    Abraços...!

    ResponderExcluir
  9. Vero!!! Lembro-me também da canção “Dio, como te amo” ( música do ano 1966 interpretada por Gigliola Cinquetti).

    Saudações!
    Serginho

    ResponderExcluir
  10. Serginho, se dona Gininha estivesse viva, com certeza, aqueles lindos bambuzeiros estariam vivos também, não é mesmo?


    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde ,

    Por favor entre em contato.

    Grato.

    Damião Sarmento

    TEL.: 21 2225 4840
    21 9779 9899

    E mail : pchenergia@yahoo.com.br
    Skype: damiao.sarmento

    ResponderExcluir
  12. adoramos rever nossa terrinha.Temos realmente uma bela paisagem,grandes lembranças.um abraço de Eliza e jose juquinha.

    ResponderExcluir
  13. Que bom que gostaram!!!
    Saudações!
    Serginho.

    ResponderExcluir