por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

domingo, 18 de outubro de 2015

Água de beber

A natureza é reativa. Estamos vivendo a falta de chuva, calor excessivo, redução dos níveis das águas dos rios e nascentes.  É importante refletir sobre as questões ambientais, principalmente sobre a nossa postura. Será que estamos agindo ambientalmente correto? Preservar a natureza é vital e começa com a conscientização.
Contudo, para enfrentar os desafios do calor, que está acima do normal para esta época do ano, é  importante cuidar da hidratação. O corpo precisa liberar calor por meio do suor para manter a temperatura corporal - eliminando água e sais minerais. Sem a quantidade de água e sais minerais necessários, a pessoa fica com o metabolismo comprometido, podendo ter mais chances de sofrer lesões musculares, tonturas, cãibras, diminuição do desempenho físico, menor disposição e dificuldades de concentração.
"A sede é um sintoma tardio de falta de água - significa que o nosso corpo já está sofrendo uma pequena desidratação. Por isso, é recomendado beber água aos poucos durante o dia, antes que a sede apareça. Uma dica para saber se seu corpo precisa de líquido é a urina - se for ao banheiro e perceber que ela está com cor escura e odores fortes, você está ingerindo pouca água. A urina deve estar bem clara, quase transparente!" (Fonte:http://www.minhavida.com.br/saude)
Mina de Ilhéus - hoje com vazão reduzido em 90%.
Saudações,
Serginho Rocha

Um comentário:

  1. Realmente a secura tá demais, umidade relativa do ar baixíssima, queimadas por todos os lados, tão difícil aguentar este tempo, a chuva desaparecida, ando bastante temerosa com esta situação, calor insuportável e sem poder gastar água, é duro.
    Eu sou péssima pra liquidos, onde tomo mais água é na academia, faço musculação e exige muito, aí a garganta resseca, tem que ser à base de água.
    Ótimas dicas, Serginho.
    Abraço!!

    ResponderExcluir