por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

domingo, 5 de abril de 2015

Guerra do Paraguai


A Guerra do Paraguai foi um conflito militar que ocorreu na América do Sul, entre os anos de 1864 e 1870. Nesta guerra o Paraguai lutou contra a Tríplice Aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai, que saiu vencedora.

O Brasil teve dificuldades com a organização de sua tropa, pois além do inimigo, os soldados brasileiros tinham que lutar contra o falta de alimentos, de comunicação e ainda contra as epidemias que os derrotavam na maioria das vezes. Muitos brasileiros que se alistaram voluntariamente, infelizmente perderam a vida juntamente com milhares de pessoas em batalhas cruéis e sangrentas.

Em Vargem Linda, Jayme Silva fez o seguinte registro sobre este episódio triste e marcante da história: 
“ Meu avô paterno, Capitão Felício, ao tempo da guerra do Brasil com o Paraguai, oferecendo como voluntário da pátria, seguiu para aquele país em 29 de junho de 1865. Após quatro anos de peleja nos campos do Paraguai, a 6 de janeiro de 1870 foi ferido em uma das pernas, vindo a falecer em consequência deste ferimento em Lomas Valentina, na defesa da Pátria. Ele foi, portanto, um grande patriota, dando o sangue em defesa da terra que lhes serviu de berço – o Brasil. Era natural do arraial de Piracicaba, hoje Vila Piracicaba, onde era negociante e advogado e ali exerceu grande influência pela amizade e conceito que gozava.”

Saudações!
Serginho Rocha 

3 comentários:

  1. Oi Serginho
    Vargem Linda é distrito de São Domingos do Prata, fica próxima a Ilhéus?
    Quantos casos interessantes o Jayme deve ter pra contar e relembrar o perrengue passado pelo avô, numa das várias guerras sem sentido.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Célia!
      Vargem Linda está uns 15 km de Ilhéus do Prata.
      Jayme Silva deixou escrito vários casos e registros interessantíssimos, que eu pretendo aos poucos levar ao conhecimento público, através do blog.
      Abs
      Serginho Rocha

      Excluir
  2. Parabéns pelo conteúdo. é muito bom.

    ResponderExcluir