por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

domingo, 28 de setembro de 2014

Rio São Francisco

Notícias como esta assustam! Estamos colhendo os frutos do desmatamento da Amazônia, das queimadas criminosas e a falta de respeito com o nosso meio ambiente. Vamos acordar e agir!!! Ainda a tempo de evitar coisas piores!!!
Saudações!!! Serginho Rocha

Segue...

Nascente do Rio São Francisco - Antes
Em entrevista ao portal G1, Luiz Arthur Castanheira, diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, afirmou que a nascente do Rio São Francisco secou.
"Isso não é comum, é preocupante. Não há dúvida de que algo em grande escala está mudando em nosso ecossistema. As principais barragens do Alto São Francisco, que são a de Três Marias e Sobradinho, estão sendo ameaçadas e se aproximam do limite de volume útil de água. Ou seja, a água dos principais afluentes está chegando ao nível zero, e a biodiversidade do rio está comprometida, além de a qualidade do rio estar se deteriorando", afirmou ele.

De acordo com Castanheira, a situação crítica já é notada faz tempo e é inédita na história do rio, o maior de águas totalmente brasileiras - o São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e desemboca no Atlântico entre Alagoas e Sergipe.

Nascente do Rio São Francisco - situação atual
"Essa nascente é a original, a primeira do rio e é daqui que corre para toda a extensão. Ela é um símbolo do rio. Imagina isso secar? A situação chegou a esse ponto não foi da noite para o dia. Foi de forma gradativa, mas desse nível nunca vi em toda a história”, disse Castanheira.

Com a estiagem, as represas ligadas ao São Francisco já apresentam níveis alarmantes. A Três Marias, primeira barragem construída ao longo do rio, registrou 6% de seu volume útil nesta semana.

Um comentário:

  1. Não estamos prestando atenção ao limite do planeta que já está gritando há um tempão.
    Estou alarmada com a escassez de água, é urgente que cada um faça sua parte e muito bem feita.
    Muito boa postagem.
    Um abraço, Serginho

    ResponderExcluir