por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

sábado, 22 de março de 2014

Dia mundial da água

Nosso planeta tem cerca de dois terços de água, sendo que, 97% estão no mar e imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 2% é gelo; 1% está em rios em lençóis subterrâneos, rios e lagos. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível aproximadamente 0,007% do total de água da Terra.

Hoje, estima-se que metade da população mundial (mais de três bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram. Esse pouquinho de água que nos resta está ameaçado. Isso porque, somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e  industriais.

Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, conseqüentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água: 22 de março.

Ilhéus do Prata é um local privilegiado. Tem boa água que brotam nas nascentes, rios e ribeirões que corta as baixadas e alimenta os animais. É preciso valorizar esta dádiva da natureza e nos conscientizarmos na utilização racional para que a fonte não acabe.

Saudações,

Serginho Rocha

Um comentário:

  1. Oi Serginho, tudo bem? Você está tão sumido.
    Olha, felizmente Ilhéus do Prata é privilegiado com abundância de água, a escassez está se tornando um problema muito sério em várias partes do país.
    Aqui em PL pelo menos no centro da cidade, onde moro, ainda não temos falta d'água, mas em bairros mais distantes, principalmente os que ficam em locais mais altos, já existe o racionamento, e a população tem que conviver com isto diariamente.
    Ando meio preocupada com isto, não estamos acostumados a racionar este líquido precioso.
    Grande abraço pra você.

    ResponderExcluir