por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

domingo, 22 de dezembro de 2013

Mineroduto em Ilhéus

Projeto Minas-Rio não é nada mais do que um pesadelo vendido como sonho. Eike Batista passou para o grupo britânico AngloAmerican seus projetos de mineração, que incluía o Minas-Rio, numa transação milionária e surpreendente na época. Hoje, o empresário brasileiro se encontra desacreditado no revés de seus vários sonhos “X”, que estão rendendo prejuízos as suas empresas e a muitos investidores desiludidos.
Parece que Cynthia Carroll, foi destituída do cargo de presidente da empresa inglesa por causa deste projeto, que está se transformando num grande e longo pesadelo, com problemas de naturezas diversas que se desdobram e multiplicam os custos a cada dia. Ela foi a protagonista responsável por convencer os acionistas da Anglo ao grande e oportuno negócio, sem primeiro, equacionar o “X” da questão.
Em Ilhéus do Prata e na Vila de Santa Rita, a implantação do mineroduto, que é parte deste projeto, nos dá uma pequenina “amostra” de impactos negativos: problemas ambientais de erosões que estão afetando as condições das estradas e as pastagens do gado, que é a principal fonte renda locais; excesso de particulado (poeiras), gerando insatisfação e desconforto para os moradores de Ilhéus; prejuízos sociais com a desativação do único campo de futebol da Vila de Santa de Rita, que cedeu passagem para as tubulações, cujo traçado corta a principal rua a menos de 50 metros da Escola Pública; Sitiantes que tiveram suas nascentes afetadas e inclusive, com contaminação de água de servidão; Ações judiciais de proprietários insatisfeitos com as indenizações das imissões de posse de suas propriedades.
O mineroduto Minas Rio foi considerado, através de decreto lei, utilidade pública pelo governo de MG e RJ, permitindo o uso do direito da força pelos interessados na obra sobre a força do direito de vários proprietários de terras, parecendo, a meu ver, intitulada dessa forma apenas para facilitar as desapropriações. Além disso, não consigo enxergar a parte que toca o público, o retorno social é baixo e temporário, uma vez que não gera empregos ao longo do percurso, diferente de uma ferrovia. Este é um projeto agressivo e ambicioso, que objetiva remunerar bem o capital investido, custe o que custar. É lamentável e triste presenciamos calados estes investimentos de alto risco ambiental, social e cultural, se repetir neste País, como se fosse um progresso natural.
Saudações!

Serginho Rocha
15.jpg

Ilhéus do Prata - MG
Risco ambiental de degração e erosão 

Presença do mineroduto em Ilhéus do Prata - MG


2 comentários:

  1. Ei Serginho
    Afinal foi suspenso o projeto deste mineroduto em Ilhéus, pelo visto só trouxe transtornos, sem benefício algum para a população destes dois distritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! o projeto não foi suspenso. Os problemas de Ilhéus são grandes para região, mas pequeno no contexto geral da obra. Tem muita coisa mais agravante!!!

      abs,
      Serginho Rocha

      Excluir