por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

segunda-feira, 30 de julho de 2012

4º Encontro da Família Cota

Aconteceu entre os dias 27 a 28 deste mês o 4º Encontro da Família Cota, com a participação de aproximadamente 135 pessoas. Os encontros anteriores foram realizados em Dom Silvério (1º), Ilhéus da Prata (2º) e São Domingos da Prata (3º e 4º). Os jovens mandaram ver muita música e brincadeiras animadas. Destaque para Kalil, que foi o Cota mais contagiante do evento.  Abaixo um pouco da História e fotos do evento.

Família Cota ou Cotta

“Esta família procede da freguesia de Santa Bárbara, situada na Ilha dos Açores, Portugal. O tronco português da família se chamava Pedro Cota de Malha, da Ilha Terceira. Seu filho, o guarda-mor João Pedro Cota Vieira veio para a província de Minas Gerais em meados do ano 1700, onde, depois de ter abandonado a função que exercia na Intendência do Ouro, em Villa Rica, dedicou-se ao comércio e à lavoura.”
Saudações,
Serginho Rocha










9 comentários:

  1. Oi Serginho
    Mais um encontro de família, que legal.
    Acho que conheço este lugar.
    Este local é aquele que iríamos realizar nosso 4º encontro dos Lanas? O sítio da sogra de Andrea?
    As fotos estão ótimas.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Familia Cota... sobrenome pouco comum sendo assim deve ser parente. De qual cidade vocês são?

    Caio Cesar Cota do Amaral.

    ResponderExcluir
  3. EU DESCENDO DO GUARDA-MOR JOÃO PEDRO COTTA POR SEUS TRÊS FILHOS: ALFERES JOSÉ TEIXEIRA COTTA, TENENTE ANTÔNIO PEDRO COTTA E CAPITÃO-MOR JOÃO PEDRO COTTA JÚNIOR. O MEU PENTA, HEXA E HEPTAVÔ PATERNO O GUARDA-MOR JOÃO PEDRO COTTA VEIO PARA O BRASIL COM 15 ANOS EM 1769. O QUE O CÔNEGO RAIMUNDO TRINDADE ESCREVEU NÃO É O REAL.

    ResponderExcluir
  4. Minha avó nasceu em Santa Barbara de Açores- Portugal. Meu pai,seus irmãos e ela falavam portunhol e só agora,que eu sei o espanhol, digo que tudo que eles falavam e eu achava errado, estava correto na língua deles.Eu resido em Sete Lagoas, onde os descendentes de minha avó Virginia Vieira Cotta hoje são quase uns 100. Eu desejo me encontrar com alguns Cotta que vivem aqui no Brasil e descendentes dos Cotta/Cota de Santa Bárbara de Açores. Me chamo Edina Abreu Cotta Mendes, resido em Sete Lagoas, telefone celular 55 031 996426485 e mail edina.mendes@setelagoas.com.br.Fiacrei esperando. Grata.Edina

    ResponderExcluir
  5. Alguém conhece uma senhora que morava no Itaim em São Paulo, dizia que o filho era um dos diretores da Alpargatas no ano de 1986? Ou o Filho?

    ResponderExcluir
  6. Sou Cota também de Rio Piracicaba e meu pai, Rômulo Martins Cota nasceu em Ilhéus do Prata. Gostaria muito de participar do próximo encontro. Paulo Lucas Cota - 31 9.9196.9856

    ResponderExcluir
  7. Sou da familia cota, somos parentes e moramos em lajinha-MG e aqui a familia é grande

    ResponderExcluir
  8. Somos Cota...descendentes de Pedro Gonçalves Cota...veio de Santana do Pirapama...viveran em Sete Lagoas... Cachoeira da Prata e mtos agora em BH.
    Queremos saber mais dos encontros. Minha tia diz, que Cota/ Cotta não é sobrenome é "raça "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu vô chamava Pedro Gonçalves Cota, ele era bem branquinho, forte e de olho azul, não lembro o nome da mãe dele, se era Olimpia/Joana/Julia, acho que ele nasceu em São Domingo da Prata, se não me engano é uma cidade que fica ao norte de Belo Horizonte, sei que a cidade tinha outro nome quando ele morava lá, aí meu vô casou e viveu em Presidente Venceslau - SP.

      Excluir