por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

domingo, 12 de dezembro de 2010

Mensagem do Jones

Segue o comentário do Jones:

"...Quando fui visitá-lo, na fazenda do seu pai, em São Domingos do Prata, nos idos de 1999, retornei por Ilhéus do Prata e, naquela época, comentei com você que fiquei fascinado por aquele charmoso e bucólico lugar que, através da singela e inspiradora beleza interiorana, transporta o visitante para um mundo de inocência e lirismo que se perderam na poluída paisagem urbana introjetada em muitos dos nossos projetos e sonhos imediatos. "
Jones

Mais uma vez podemos relembrar da nossa terra através de uma mensagem, extraída com muita inspiração e profundidade. Por outro lado, ela nos faz refletir sobre o futuro de Ilhéus do Prata. Quais são as ameaças e oportunidades? As características naturais e culturais são os valores que devem ser preservados para que as futuras gerações possam usufruir e perceber a essência poética e inspiradora que existe ali.
Saudações, Serginho.

1ª foto: Vista parcial de Ilhéus do Prata. 2ª foto:Pau Brasil ao fundo no terreiro. Muda doado pelo Jones após sua visita.

2 comentários:

  1. Boa noite, Serginho
    Já estava com saudades dos seus posts.
    Na letra do hino de Itanhandu, o Ceumar Jones viu algo parecido que lembra Ilhéus do Prata, com a simplicidade típica de distritos do interior de tantas cidades mineiras.
    As ameaças será que existem?
    Na preservação de valores culturais, mantendo viva as tradições locais, há uma grande chance de não se perderem com um possível progresso que possa ocorrer, isto é, caso existam pessoas como você,com um grande amor a Ilhéus, e que conseguem sentir e repassar para outros, para as futuras gerações, este sentimento tão profundo.
    A foto do Pau Brasil tá linda.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Vejo como ameaça, principalmente, a exploração de recursos naturais, projetos de reflorestamentos previstos para atender indústrias de celulose que afetam o meio ambiente e trás conseqüências sócias econômica para a região. Existe também a evasão dos jovens por falta de opções de trabalho. Enfim, as mudanças devem acontecer de forma sustentável e sem afetar a rica cultura do local e o meio ambiente.
    Temos sim que ficar atentos.

    Abraços!
    Serginho

    ResponderExcluir