por Jayme Silva

Grupo Escolar Cônego João Pio

Com quase um século, o Grupo Escolar Cônego João Pio é parte integrante do patrimônio histórico e cultural de São Domingos do Prata. Além d...

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Plabo Neruda

Morre lentamente, quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.

Morre lentamente, quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar. Morre lentamente, quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem nao conhece.

Morre lentamente, quem faz da televisão o seu guru. Morre lentamente, quem evita uma paixao, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os ïs” em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.

Morre lentamente, quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos.

Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se de sua má sorte ou da chuva incessante.

Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar.

Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio esplêndido de felicidade.

(Pablo Neruda)

6 comentários:

  1. Adoro este texto do Neruda,tempos atrás quase o coloquei no nosso blog.
    Agora olha este que é lindo também.

    Quero apenas cinco coisas..
    Primeiro é o amor sem fim
    A segunda é ver o outono
    A terceira é o grave inverno
    Em quarto lugar o verão
    A quinta coisa são teus olhos
    Não quero dormir sem teus olhos.
    Não quero ser... sem que me olhes.
    Abro mão da primavera para que continues me olhando.

    Pablo Neruda

    ResponderExcluir
  2. Ai, ai. Essa até doeu. Se o blog de Ilhéus inspira assim, imagina o lugar, à noite, com um céu estrelado e o barulhinho de água do riacho...Neruda daria um doce para estar lá poetando pra gente.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Fátima, gostou do poema do Neruda? Com certeza ele inspira não só o blog de Ilhéus, mais qualquer outro. Já estou até imaginando o cenário: noite de lua cheia, estrelas faiscando, água correndo mansinha, ótimas companhias, uma taça de vinho branco e você cantando e tocando aquelas musiquinhas gostosas. Que tal?

    ResponderExcluir
  4. Ilhéus é pura inspiração!!! Seja de noite, seja de dia!!! lua cheia ou lua fina!!!É um ambiente que vamos sempre lembrar Neruda, Vinícius, Guimnarães Rosa, Drumond, Elomar, entre outros!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de ter este sentimento de amor e carinho, que você dedica à sua terra. Infelizmente não consigo sentir o mesmo pela minha. Daí meu interesse em tentar poetisar sua Ilhéus, através deste seu sentimento.
    Maria Célia

    ResponderExcluir
  6. Como você mesmo disse "Ilhéus é pura inspiração!!!
    Estamos esperando mais um momento destes bem poéticos, para nosso deleite.
    MªCélia

    ResponderExcluir